Cuidado! Lesões no cotovelo podem ser geradas na musculação
- DR. LEONARDO DAU
- 22 de set. de 2017
- 1 min de leitura

Em busca do corpo perfeito e de qualidade de vida, o número de praticantes de exercícios físicos só aumenta em todo o Brasil. E a musculação é que mais vem ganhando adeptos no último ano, para os homens o número de praticantes subiu de 12,9% para 18,5%.
Para as mulheres, de 11% para 19,6%. Mas, cuidado! Há um grande número de lesões no cotovelo secundárias a musculação; 15% das lesões do aparelho musculoesquelético são nos cotovelos. Exercícios de fortalecimento muscular estão comumente associados a epicondilite medial e a tendinite do bíceps distal.
No último artigo apresentado nesta página, falamos um pouco sobre a epicondilite medial que pode ser acessado por esse link: https://www.drleonardodau.com/single-post/2017/09/18/Cotovelo-de-Golfista.
A tendinite do bíceps distal é o processo inflamatório do tendão do músculo bíceps na região do cotovelo. Os sintomas são dor na região anterior (frente) do cotovelo e aos movimentos de flexão (dobrar) ou rodar o cotovelo. O tratamento é não-cirúrgico, podemos utilizar gelo, anti-inflamatórios e analgésicos.
Os exercícios mais comuns na academia que ocasionam esse mal é na barra reta e tríceps testa. Outra causa é que estes exercícios fazem um stress em valgo, aumentando a tensão na parte interna do cotovelo. A tendinite do bíceps está associada aos exercícios de fortalecimento deste músculo.
Por esta razão, é importante tomar cuidado com os exercícios realizados na academia. Em casos de dores ou lesões, procure um especialista!