Você sabe o que é luxação traumática do ombro?
O ombro é a articulação mais móvel do corpo e, por esta razão é a mais predisposta a sofrer luxações (deslocamento da articulação). A luxação se divide em dois tipos básicos: traumática e atraumáticas.
A luxação ou instabilidade traumática (relacionados a traumas) ocorre quando o ombro é mantido estável no seu lugar devido a um equilíbrio entre a força dos músculos e os ligamentos que unem os ossos.
Geralmente o primeiro episódio de tal deslocamento é por trauma e, frequentemente, necessita ter o ombro reduzido (recolocado no lugar) no hospital, mas ocasionalmente pode reduzir de forma espontânea.
A lesão que ocorre para que o ombro se desloque pode ser dos ligamentos ou eventualmente da parte óssea. Esta é uma condição que o tratamento vai variar muito com a idade, sintomas, demanda funcional do paciente, e número de vezes que o ombro deslocou.
Pacientes esportistas e jovens têm quase 90% de chance de sofrer novas luxações com o passar do tempo, e estes pacientes tem maior indicação de cirurgia.
Já aqueles com mais idade e com baixa demanda funcional, tem uma chance de menos de 50% de novas luxações e frequentemente podem ser tratados de forma conservadora.
Ainda assim, o tipo de tratamento vai depender do tipo de lesão.
É importante lembrar que, em casos como esses, é necessário o diagnóstico de um médico especialista.
A luxação atraumática (relacionada a uma maior elasticidade dos ligamentos) será o tema do nosso próximo artigo.
Dr. Leonardo Dau CRM 18407/PR
Agende a sua consulta e faça uma avaliação: (41) 3044-2940
IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia: Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290