top of page
Buscar

Lesão do lábio superior (SLAP)

  • Foto do escritor: DR. LEONARDO DAU
    DR. LEONARDO DAU
  • 21 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

A lesão do lábio superior (SLAP) ocorre quando há uma lesão do lábio na sua porção superior, justamente onde há a origem do bíceps. Pode ser causado por um trauma no ombro, nas luxações do ombro ou por movimentos repetitivos semelhantes ao arremesso, sendo uma das lesões da síndrome do ombro do arremessador (que veremos no próximo artigo).

Para entendermos melhor, o lábio é uma fibrocartilagem que é fixo na articulação em 360°, como se fosse a borda de um prato. Ele tem diversas funções, mas a principal é aumentar a estabilidade do ombro, evitando que ele se desloque com os movimentos.

O bíceps é um músculo do braço que se origina de dois locais diferentes e se insere no cotovelo. Um desses locais de origem está dentro da articulação do ombro, mais precisamente na parte de cima da glenóide (nome dado a parte da escápula da articulação). O bíceps não se origina diretamente do osso, mas da parte mais superior do lábio, que está "grudado" ao osso.

No ombro com SLAP, a rotação externa do braço pode “descascar” o lábio e gerar dor, que ocorre na posição de preparo do arremesso e pode piorar progressivamente por causa de uma inflamação do bíceps (tendinopatia do bíceps), gerando dor mesmo ao repouso.

O diagnóstico do SLAP geralmente é feito por exames clínicos e ressonância magnética. O tratamento pode ser feito através de reabilitação ou intervenção cirúrgica.

É importante consultar um especialista para verificar o seu caso e o tratamento mais adequado.

Dr. Leonardo Dau CRM 18407/PR Agende a sua consulta e faça uma avaliação: (41) 3044-2940 IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia: Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290


 
 
 

Kommentare


  • Facebook
  • Instagram

Atenção Novo Endereço:
R. Nunes Machado, 68 - Batel, Curitiba - PR, 80250-000

 (41) 99602-1846 

bottom of page