TÉCNICA DE CIRURGIA ARTROSCÓPICA QUANDO HÁ A INDICAÇÃO?
Com a evolução da cirurgia, técnicas mais modernas tornam os procedimentos menos invasivos, mais seguros e inclusive, permitem realizar tratamentos que antes eram impossíveis. Uma das principais ferramentas utilizadas neste sentido é a artroscopia A artroscopia vem sendo utilizada na cirurgia de articulações há mais de 30 anos e teve uma evolução muito grande. Mas é importante definir quais problemas podem ser tratados desta forma.
Vantagens – menor agressão, menor cicatriz, menor taxa de infeção, melhor visão de algumas lesões profundas. Mas a artroscopia tem suas limitações, cirurgias que necessitam implantes de grande volume (como placas e próteses) assim como a maior parte das fraturas não tem indicação. E a cirurgia aberta ainda é a melhor opção.
Hoje, no ombro, as principais utilizações da artroscopia são, lesões de tendões, lesões de ligamentos, bursites e tendinites, desgaste da articulação da clavícula, luxação do ombro (em alguns casos), entre outros.
No cotovelo, pode ser utilizada para alguns casos de artrose inicial, liberação de alguns tipos de rigidez do cotovelo, entre outros.
Ficou curioso pra saber mais sobre essa técnica? Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas! Telefone: (41) 3044-2940
Dr. Leonardo Dau CRM 18407 / PR
IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia: Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290