Luxação recidivante do ombro
- DR. LEONARDO DAU
- 21 de nov. de 2018
- 1 min de leitura

Um termo comum de ser ouvido é: "eu sofri apenas uma luxação". Vamos agora explicar o que é uma luxação e porque raramente é “apenas uma luxação”.
A luxação é quando uma articulação sai do seu lugar habitual, ou seja, ela desloca e costuma ser consequência de um trauma de alta energia. O ombro é a articulação mais móvel do corpo, e assim a mais sujeita a luxações.
Quando a luxação ocorre usualmente é necessário ir a um hospital para reduzir este ombro (colocar no lugar). Uma vez reduzido, isto pode ser o fim dos problemas, como também apenas o começo.
Nos pacientes jovens, principalmente esportistas abaixo de 20 anos, há uma chance de 90% de este ombro continuar deslocando, mesmo em traumas menores, sendo muitas vezes necessária cirurgia para correção. Em um paciente sedentário de 35 anos esta chance já cai para cerca de 50%. Já, se ocorre depois dos 50 anos, há uma grande chance de nunca mais deslocar, mas neste caso é necessário investigar se os tendões que movimentam o ombro não foram lesados (o que seria indicativo de cirurgia).
Dr. Leonardo Dau
CRM 18407 / PR
Telefone: (41) 3044-2940
IMO Instituto Multidisciplinar de Ortopedia:
Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-290
www.drleonardodau.com
www.imoortopedia.com.br
Comments