Lesão de esforço repetitivo L.E.R
Uma das mais frequentes lesões que vemos no consultório ortopédico é o Esforço Repetitivo ou L.E.R. Vou explicar algumas coisas importantes, tanto para entender a L.E.R., como para prevenir. A Lesão de Esforço Repetitivo não é um diagnóstico ortopédico e sim a possível causa de uma lesão ortopédica, que podem ser tendinites, epicondilites, dores musculares, entre outras.
O esforço repetitivo é um movimento, ou movimentos, que podem levar a essas doenças já citadas, desta forma, o tratamento deve ser específico para cada uma.
Como prevenir estas doenças?
Devemos lembrar que várias atividades do nosso dia a dia geram em nosso corpo um esforço específico, desde ficar sentado longas horas em uma cadeira usando um computador, até carregar grandes pesos ou cargas.
Assim como um atleta, é importante prepararmos o nosso corpo para as atividades que faremos 8 horas por dia. De outra forma, as lesões não só são possíveis, como muito prováveis. Pensando nisto, o melhor jeito de nos prevenirmos de doenças causadas por esforços repetitivos, é o exercício físico.
A ginástica laboral, quando disponível, é muito útil, mas nunca o suficiente. Sendo assim, temos que escolher algum exercício que trabalhe todo o nosso corpo. Alguns exemplos são: musculação leve, pilates, hidroginástica e natação, entre várias outras opções. Dr. Leonardo Dau ⠀⠀⠀⠀⠀ Ortopedista - Especialista em Ombro e Cotovelo. CRM 18407 / PR⠀⠀⠀⠀⠀
IMO - Instituto Multidisciplinar de Ortopedia: Herculano Carlos Franco de Souza, 438 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-29 - ( 41) 3044-2940⠀⠀⠀⠀⠀
Comments